Respirar pela boca é uma causa comum do ronco. Quando dormimos de boca aberta, o ar faz vibrar o tecido macio atrás da garganta, daí vem o som do ronco.

Na hora de dormir, as pessoas que apresentam maior tendência a roncar normalmente mantêm a boca aberta para facilitar a respiração, entretanto não é aconselhado, pois, pode ocasionar a queda de língua. Durante o sono, os efeitos da força da gravidade agindo sobre a garganta, principalmente quando a pessoa dorme de barriga para cima, pode intensificar ou facilitar o aparecimento do ronco.

A respiração oral, acontece, na maioria das vezes, em consequência da impossibilidade de puxar o ar pelo nariz, seja por alguma obstrução, como um desvio de septo nasal, aumento das conchas nasais, processos inflamatórios e infecciosos (gripes, resfriados, sinusites, rinites, tumores nasais, entre outros), ou até mesmo por alterações neurológicas e anatômicas do sistema respiratório.

Caso tenha essa dificuldade na hora de dormir procure um especialista na área, que irá analisar o seu caso e fazer um tratamento adequado para obter uma qualidade de sono, sem complicações respiratórias.

Entre em contato e agende sua consulta! WhatsApp (48) 9.9808-1569

Atualmente realiza atendimentos na Clínica de Olhos e Otorrino: Rua Bocaiúva, 2468, Piso L4 – 25 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-902 (Beira Mar Shopping) e na Cof – Centro Otorrinolaringológico de Florianópolis- Av Mauro Ramos 1612, Centro.