A sinusite crônica, também chamada de rinossinusite crônica, é caracterizada pela inflamação persistente da mucosa dos seios da face com duração superior a 12 semanas consecutivas. A manifestação da doença pode ser similar ao quadro da sinusite aguda ou se apresentar como secreção nasal persistente, que pode escorrer pelas narinas ou ir direto para a garganta.

Geralmente é causada por alterações anatômicas no nariz, como pólipos, cistos, desvio do septo nasal, podendo também ser devido rinite ou infecções crônicas por bactérias resistentes ou fungos.

Os sintomas da sinusite crônica são:

– Dor na face ou dor de cabeça
– Dor persistente localizada nas maçãs do rosto, ao redor do nariz e em volta dos olhos
– Secreção nasal de cor amarelada ou esverdeada
– Sensação de pressão nas cavidades nasais e ouvidos
– Tosse crônica, que piora ao deitar
-Mau hálito

O tratamento para a sinusite crônica pode ser clínico, cirúrgico ou ainda envolver ambas as modalidades, o que é bastante comum.

Para o tratamento clínico utilizamos lavagens nasais com soro fisiológica, sprays nasais com medicamentos e quando necessário antibióticos.

O tratamento cirúrgico envolve uma série de procedimentos com diferentes complexidades, que devem ser realizados de acordo com a indicação de cada caso. A abordagem mais moderna e atual é a cirurgia endoscópica dos seios paranasais.

Entre em contato e agende sua consulta! WhatsApp (48) 9.9808-1569

Atualmente realiza atendimentos na Cof – Centro Otorrinolaringológico de Florianópolis- Av Mauro Ramos 1612, Centro.