O caseum é uma “massinha” branca/amarelada de odor fétido que se forma nas amígdalas. É possível resolver definitivamente este problema com tratamento cirúrgico minimamente invasivo com laser.

caseum, também chamado de cáseos ou cáseos amigdalianos, é uma “massinha” branca/amarelada que podem surgir na garganta e que acontecem devido ao acúmulo de restos de alimentos, saliva e células da boca, sendo responsáveis pelo mau hálito, garganta inflamada e, em alguns casos, dificuldade para engolir.

Quando o caseum é frequente e acontece devido à amigdalite crônica, pode ser necessária realização de cirurgia para retirar as amígdalas.

Principais sintomas

O cáseo amigdaliano corresponde a pequenas bolinhas brancas ou amarelas que podem aparecer presas à amígdala. Além disso, outros sinais e sintomas que podem surgir são:

• Dor ao engolir;
  • Mau hálito;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para engolir;
  • Inchaço das amígdalas;
  • Dor de ouvido, em alguns casos;
  • Alteração do sabor;
  • Roncos;
  • Sensação de algo na garganta.

Na presença desses sinais e sintomas, é importante que o otorrinolaringologista seja consultado para que seja identificado fator que favorece o aparecimento do cáseo e a melhor forma de tratamento.

Causas de cáseo amigdaliano

A formação do cáseo pode acontecer devido ao acúmulo de restos de comidas nas amígdalas, favorecendo a proliferação de microrganismos, levando à inflamação da amígdala e formando o cáseo.

Alguns dos fatores que podem aumentar a chance de formação do caseum são má higiene oral, uso de remédios que causam boca seca, rinite e sinusite, uma vez que nessas situações há maior acúmulo de muco, o que também pode constituir o cáseo.

A cirurgia só é indicada pelo médico quando existe o desenvolvimento constante de amigdalites, quando a pessoa sente muito desconforto ou sofre de halitose que não se consegue tratar com outras medidas.