A sensação de ardência do nariz pode ser provocada por vários fatores, principalmente por mudanças climáticas, rinite alérgica, sinusite ou, até mesmo, menopausa. Dessa forma, a sensação de nariz ardendo normalmente não é grave, embora possa causar muito desconforto.

O nariz é responsável por aquecer e filtrar o ar, impedindo a entrada de microrganismos e substâncias poluentes, como a poeira, por exemplo. Assim, o nariz corresponde a uma das barreiras de defesa do organismo, no entanto algumas situações podem ressecar a mucosa do nariz e causar a sensação de queimação ou ardência.

As principais causas de irritação no nariz são:

– Mudanças climáticas
– Rinite alérgica
– Sinusite
– Gripe e resfriado
– Medicamentos
– Síndrome de Sjogren

Procure um médico especialista quando a ardência no nariz durar mais de uma semana e quando surgem outros sintomas, como dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor de garganta, sangramento nasal, desmaio, tontura, febre.

Além disso, se houver ressecamento de mucosas, como a da boca, olhos e genital, é importante consultar o médico, pois pode se tratar de doenças mais graves, como a síndrome de Sjogren, por exemplo.

Está à procura de um Profissional capacitado e altamente qualificado?

Entre em contato e agende sua consulta! (48) 99808-1569 ou acesse o link na Bio!

Atualmente realiza atendimentos na Clínica de Olhos e Otorrino: Rua Bocaiúva, 2468, Piso L4 – 25 – Centro, Florianópolis – SC, 88015-902 (Beira Mar Shopping) e na Cof – Centro Otorrinolaringológico de Florianópolis- Av Mauro Ramos 1612, Centro.