Rinoplastia é a cirurgia que melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. Na cirurgia também podem-se corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais no nariz, como desvio de septo e hipertrofia dos cornetos nasais. Assim a correção da obstrução nasal pode ser associada a correção do aspecto estético na mesma cirurgia. Essa é uma das vantagens de se realizar a rinoplastia com o otorrinolaringologista: melhorar a respiração e o aspecto estético do nariz no mesmo procedimento.

Fazer rinoplastia melhora a respiração?

Quando realizada pelo médico otorrino, geralmente no mesmo procedimentos se corrige a obstrução nasal e o aspecto estético do nariz.

Podemos citar como exemplo o  desvio de septo. Quem sofre desse problema tende a respirar muito pela boca, além de ter dificuldades para dormir, cansaço e dores de cabeça. Nesses casos, o otorrinolaringologista, por meio da rinoplastia e septoplastia combinadas, corrige o posicionamento do septo nasal – estrutura osteocartilaginosa que divide a cavidade nasal -, permitindo que a pessoa respire tranquilamente.

Que tipo de anestesia é usada na rinoplastia?

A decisão de qual anestesia o paciente irá receber será decidida na avaliação pré-anestésica, e dependerá do paciente, sua idade e estado psicológico, do cirurgião e da habilidade do anestesista em realizar a técnica. O mais importante é que o paciente seja submetido a melhor técnica para seu caso, de forma individualizada. Afinal, o objetivo principal é reduzir aquela ansiedade comum de quem realiza cirurgias plásticas em busca de bons resultados.